FISIOTERAPEUTA

Drª CAROLINE THEIS DOS SANTOS - Crefito 151.402.F

ATIVIDADES QUE DESENVOLVO

ATENDIMENTO NO MÉTODO RPG, PILATES, FISIOTERAPIA E ATENDIMENTO DOMICILIAR

domingo, 31 de julho de 2011

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

 
      A Insuficiência Respiratória Aguda (IRA), é uma doença que ataca o pulmão que, por sua vez, não responde normalmente as suas principais funções, as trocas gasosas, acaptação de oxigênio e eliminação de gás carbônico, sendo que esta doença pode ocasionar lesões graves a pessoas de todas as idades e sexos, desde o prematuro até idosos. Constatou-se através de estudos já realizados, que a IRA é uma das doenças mais desconfortáveis ao paciente e seu tratamento é complexo podendo até levar a
algumas complicações. 

                                     
                                      Para ver a pesquisa completa clique aqui.


PERIMETRIA DE PACIENTE NA UTI

    No presente trabalho foram avaliados todos os pacientes internados na UTI adulto do Hospital de Caridade de Santo Ângelo no período de 30 dias, utilizando como instrumento uma fita métrica simples com 150 cm para mensuração de circunferência de membros inferiores (coxa e perna), sendo realizada a perímetria longitudinal na primeira avaliação, com o intuito de demarcar o local para sub seguinte perímetria cirunferencial mantendo a confiabilidade das mensurações diárias, sendo estipulado 8 cm acima da linha articular do joelho e 13 cm abaixo da linha articular do joelho. 
    Obtivemos como amostra inicial 40 pacientes internados durante o período da realização do trabalho, sendo 22 do gênero masculino e 18 do gênero feminino. Destes foram exclusos 16 homens e 13 mulheres levando em consideração os critérios de exclusão e período de avaliação, obtendo assim, 11 foram levados em consideração para a conclusão do trabalho, sendo 5 do gênero feminino e 6 do gênero masculino.

                                                       Clique aqui  para ver o resultado da pesquisa.

DORT: UMA RELAÇÃO ENTRE AS PRINCIPAIS DORT E DETERMINADAS ATIVIDADES LABORAIS

         Este é o artigo de conclusão de curso de graduação em Fisioterapia, realizado no Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Fisioterapia.

RESUMO

Distúrbios ocupacionais relacionados ao trabalho (DORT) são termos de natureza coletiva que traduzem quadros clínicos de origem ocupacional decorrentes de distúrbios funcionais e/ou orgânicos resultante de fadiga localizada que acometem nervos, músculos, tendões, sinóvias, fáscias e ligamentos. Ocorre devido ao excesso de movimentos repetitivos e monotonia sendo que muitas vezes esta relacionada ao gênero feminino. O surgimento dos primeiros casos documentados foi em meados de 1700, registrados por Ramazzini, que relacionou o desenvolvimento do processo de adoecimento do trabalhador às funções desempenhadas. No Brasil o fenômeno chegou à década de 1980, mais precisamente entre os anos de 1984 e 1985, foram descritos os primeiros casos de LER em digitadores. Os objetivos do estudo foram verificar de que forma os trabalhadores são acometidos por DORT. Conceituar e estudar como surgiram as DORT; determinar as principais DORT e seus fatores de risco; relacionar as principais DORT com determinadas atividades laborais e verificar de que forma a ergonomia pode intervir na prevenção das DORT. Foi executada uma revisão bibliográfica, onde realizamos um estudo comparativo entre as principais DORT e algumas das atividades laborais com maior incidência das patologias. Conclui-se que para determinar as principais DORT’s e seus fatores de risco, nos deparamos com uma literatura muito ampla, com a qual constatamos que a DORT é multicausal e não desenvolvida por um único fator. Porém, a literatura não é muito especifica no que diz respeito entre a relação das principais DORT com determinadas atividades laborais especificas. 

Para conferir o artigo completo clique aqui. 

sábado, 9 de julho de 2011

Método Pilates é Saúde



     Adquirir a boa forma física não significa ter que realizar séries de exercícios mecanizados e repetidos exaustivamente, mas buscar o prazer e a satisfação em movimentos dinâmicos, diferentes, graciosos e divertidos.
      Com a prática dos exercícios do Método Pilates, ocorre aumento dos batimentos cardíacos, fazendo que a corrente sanguínea dirija sangue “puro” e “fresco”, ou seja, rico em oxigênio, para todas as fibras musculares e importantes veias capilares, aumentando a oferta normal e natural do sangue que irá percorrer o cérebro, resultando em estimulo para as funções metais.
     No Método Pilates, busca-se o resgate dos movimentos naturais, da flexibilidade, da graça natural e das habilidades da infância, desenvolvendo a força muscular com paciência e capacidades correspondentes às tarefas diárias, resistindo ao cansaço corporal.
Pilates e Dores nas Costas
    É comum instrutores de Pilates encontrarem alunos com dores na coluna lombar, mas é extremamente importante ter um diagnostico médico para saber a origem da dor e conseqüentemente, poder prescrever os exercícios ideais.
     Em alguns casos é importante trabalhar a mobilidade articular, em outros pode ser extremamente contra-indicado. Por isso devemos sempre nos informar sobre a origem da dor, se possível conversar com o médico do aluno e assim poder evitar os exercícios contra indicados.
Pilates ajuda definir a barriga e a aliviar dores nas costas e nos ombros.

Posso fazer pilates? 

     Qualquer pessoa que queira melhorar a aptidão física geral, a postura e a aparência pode se beneficiar com a prática dos exercícios de pilates. Eles se concentram no corpo como um todo e trabalham com as pessoas como indivíduos. Os praticantes podem adaptar os exercícios a suas necessidades cotidianas ou semanais. Com o pilates, o mais importante não é o que você faz, mas sim como faz.

Pilates com bola:

     A aula de Pilates com Bola controla picos de ansiedade e depressão ocasionados pelo estresse do dia a dia. Mais do que um exercício físico, é um exercício mental, que tem como objetivo trabalhar a mente associada ao corpo.

Pilates para idosos:
     Os benefícios do Pilates na terceira idade vão desde o alívio das dores provenientes da idade até melhora da auto-estima. São muitos os benefícios proporcionados pelos Exercícios pilates aos idosos: alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros.A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante do Método Pilates, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz. 





Fisioterapeuta CAROLINE THEIS DOS SANTOS Crefito 6648-LTT/F

ATENDIMENTO NO MÉTODO RPG, PILATES, FISIOTERAPIA E DOMICILIAR

 FONE: (55) 81320452      E-mail: carol_theis@hotmail.com 




fonte: http://www.esportemulher.com.br/


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pilates está em alta e pode ser praticado sem restrição





"Atividade traz inúmeros benefícios, que vão desde a postura até maior qualidade de vida plena"




   O pilates está tomando conta do mercado da saúde e da estética. A maioria dos amantes do corpo perfeito já sabe os benefícios da prática desse exercício. A procura pelo método do pilates está aumentando porque as pessoas estão preocupadas em buscar saúde, bem-estar, maior qualidade de vida e boa postura. 

    O estresse pode ser combatido com o pilates, já que o indivíduo começa a entender o seu corpo e como ele funciona. Assim, fica bem mais fácil liberar a tensão, relaxar e combater o estresse do dia a dia. Para quem quer fazer o pilates, deve saber que não há restrição e qualquer um pode praticar. 
    O exercício é muito bom para quem quer melhorar a aptidão física geral, a aparência e a postura, sem contar que o praticante pode adaptar os exercícios às suas necessidades cotidianas e até semanais. Para os idosos, o pilates traz também muitos benefícios, entre eles: maior percepção dos movimentos, alívio da dor, equilíbrio, fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade, entre outros.







Fisioterapeuta CAROLINE THEIS DOS SANTOS Crefito 6648-LTT/F

ATENDIMENTO NO MÉTODO RPG, PILATES, FISIOTERAPIA E DOMICILIAR

 FONE: (55) 81320452           E-mail: carol_theis@hotmail.com 




Fonte: http://www.fisioterapiaatual.com.br