![]() |
Imagem: Internet |
O Método Pilates foi elaborado no começo do século XX, pelo alemão Joseph H. Pilates como um sistema de exercícios para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular.
Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam saúde ruim. Estudou várias disciplinas para desenvolver o método de exercícios que recebeu seu nome.
Foi no solo que Joseph Hubertus Pilates criou e aprimorou o seumétodo denominado Contrologia, que mais tarde foi reconhecido mundialmente com o seu nome Pilates. Inicialmente, composto de 34 movimentos originais de onde nasceram as 500 variações praticadas hoje em dia.
Atualmente, utiliza-se de vários acessórios: colchonetes, physio-balls, elásticos, pesos, halteres, caneleiras, rolos, borrachas, discos de rotação, bolas, flex-ringo entre outros. O método Pilates é hoje reconhecido e renomado mundialmente, pelos benefícios à saúde do corpo e da mente.
![]() |
Joseph Pilates |
Os exercícios executados no solo são considerados mais avançados, pois a pessoa é desafiada a sustentar o peso do seu próprio corpo e com o aditivos de outros acessórios a modalidade exige ainda mais do praticante.
O Pilates utiliza pesos que variam de ½Kg a 2kg parece pouco, mas é importante salientar que os movimentos são lentos, exigindo um maior condicionamento físico da pessoa.
Outro detalhe que vale ressaltar, é quanto maior a amplitude do movimento, maior será o recrutamento das fibras musculares,realizando um trabalho mais efetivo no delineamento muscular. Esse é um diferencial importante do Pilates.
Fontes: IESB Instituto de Educação em Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário