FISIOTERAPEUTA

Drª CAROLINE THEIS DOS SANTOS - Crefito 151.402.F

ATIVIDADES QUE DESENVOLVO

ATENDIMENTO NO MÉTODO RPG, PILATES, FISIOTERAPIA E ATENDIMENTO DOMICILIAR

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Hérnia de Disco: Como Curar esse Mal

Coluna Normal
    A hérnia de disco nada mais é do que uma ruptura estrutural em um dos discos da coluna, ocorrendo com mais frequência na região lombar ou cervical. E além da dor, ela geralmente inabilita a vítima de exercer suas funções normalmente, impedindo o exercício das atividades diárias mais triviais.
   Parte do núcleo pulposo do disco intervertebral passa através de uma fenda do anel fibroso na sua parte mais fraca, ou às vezes o próprio anel roto invade o canal medular, comprimindo-o.
      A herniação de parte do disco intervertebral em direção à medula é uma causa comum de dores nas costas (ciática, mais comum), diminuição ou ausência de força e de sensibilidade do local acometido e de toda região abaixo dela. O prolapso do disco é, com freqüência, precipitado por acidente, mas acredita-se que uma degeneração espontânea, causada pela idade do disco idade do indivíduo e a má postura são fatores predisponentes importantes.
Hénia de Disco
   Se a protusão for pequena fica sensível pequena geralmente há dor nas costas, com possibilidade de diminuição da força e da sensibilidade (sinais de compressão medular nos locais do corpo inervados pelo segmento da medula afetado . Caso seja grande, comprimirá a medula espinhal causando dores, com grande possibilidade de diminuição ou ausência de força e sensibilidade.

    No Brasil: são mais de 5 milhões de pessoas sofrendo dia após dia dos traumas resultantes dessa complicação. A cirurgia não é a única solução para esse mal, e muitas vezes é saída a menos indicada. A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos afirma, com base em estudos, que cerca de 90% dos portadores de hérnia de disco podem melhorar através de práticas orientadas e regulares de técnicas como a acupuntura, a fisioterapia e o RPG (Reeducação Postural Global).
   "A cirurgia só deve ser uma opção quando não há resposta terapêutica a um tratamento de no mínimo oito semanas envolvendo fisioterapia, outras técnicas e medicamentos", alerta o reumatologista paulista José Goldenberg. É o reconhecimento de que qualquer intervenção cirúrgica oferece muitos riscos ao pacientes, e deve ser evitada a todo custo.


Tramentos Indicados:


-Fisioterapia

   Tratamento recomendado principalmente para o relaxamento e a reeducação postural, desenvolvendo atividades em cima das posturas ideais para desempenhar cada tarefa da rotina diária. Evita que problemas pequenos se tornem grandes.

-Acupuntura

   Indicado como complementar de outras terapias e apenas para problemas em estágio inicial. O tratamento à base das agulhas tem efeito analgésico nesses casos. Sua especialidade é aliviar dores e desbloquear terminais de energia espalhados pelo corpo. A energia estagnada sobrecarrega os nervos, assim como os nervos debilitados sobrecarregam a coluna. É nesse ponto que vai bem o auxílio da milenar terapia oriental.


-RPG (Reeducação Postural Global)

   O RPG trabalha na identificação dos vícios posturais e descoberta de suas origens, vendo as reações que o corpo toma diante de dores e traumas. Ambos são muito úteis no fortalecimento das vértebras, gerando flexibilidade e maior capacidade de movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário